O BOOM DO SPOTIFY - A SUA MARCA JÁ ESTÁ LÁ? - Tecla Music Agency
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O BOOM DO SPOTIFY – A SUA MARCA JÁ ESTÁ LÁ?

Se você não sabe (ou não se lembra) como fazia para ouvir nossas músicas preferidas até bem pouco tempo atrás, a gente conta: ou você comprava o CD (ou LP, para os mais antigos) ou baixava as faixas em programas de origem duvidosa, lá nos primórdios da internet rápida – e ficava na torcida para elas não virem cheias de vírus.

Não tem muito tempo assim, mas foi em 2014 que a sorte mudou para nós, brasileiros: a chegada do Spotify no Brasil consolidou o modelo de consumo por streaming. Ao invés de adquirir as mídias – sejam elas físicas ou digitais – a gente passou apenas a “transmiti-las” pelo o que chamamos hoje de plataformas de streaming. 

O Spotify não é a única, sabemos bem, mas vem dominando o mercado desde que o serviço sueco fez uma expansão global. Segundo dados de 2021, um terço das assinaturas nessas plataformas vêm de lá, liderando com 48% o total de plays sobre todos os demais serviços.

Bom, se o streaming chegou para ficar, a pergunta é: onde a sua marca está posicionada? 

Music & Branding

As marcas já entenderam que é importante estar nas redes sociais e manter seus perfis ativos, mas nem todas ainda enxergam as possibilidades e vantagens que um Branded Profile nas plataformas de áudio podem trazer para o seu negócio.

Para se ter uma ideia, apenas de janeiro a março de 2022, 578 bilhões de minutos de música foram ouvidos no Spotify só entre jovens de 18 a 24 anos – segundo dados do Culture Next Report.

É minuto pra caramba, ainda mais quando se pensa que estamos falando somente entre os mais jovens, aqueles que representam o futuro do consumo. O fato é: se tanta gente está lá, como a sua marca ainda não está?

Conexões verdadeiras 

Como já falamos por aqui, a música nunca esteve tão na moda e, por isso mesmo, entendemos que conexões verdadeiras acontecem com quem se comunica através dela. Afinal, a playlist certa para o público certo é mais uma forma de contar histórias incríveis e criar laços com sua audiência. Quer ver só? 

A geração Z faz mais streaming de música do que de qualquer outra mídia – incluindo vídeos, jogos e TV. Imagina se uma parte desse tempo fosse consumida em playlists do perfil da sua marca? 

Cada vez mais, o “checklist do marketing” de uma marca deve ir muito além das redes sociais. Se você inclui por aí Instagram, TikTok, Google ads, Twitter, Youtube… Já passou da hora de olhar para o Spotify como oportunidade de negócios através de conteúdo musical.

Playlists como ferramenta de comunicação

É muito importante que suas playlists conversem com os principais pilares da marca. 

Imagine uma empresa brasileira, que produz produtos no Brasil e defende a bandeira da sua brasilidade nas mídias sociais. Que tipo de playlist ela deve criar e explorar? De música brasileira, é claro – mas as possibilidades são infinitas: desde os clássicos da MPB, ou radar de novidades, faixas acústicas para relaxar em casa e milhares de outras formas.

Veja aqui, por exemplo, o perfil da Hering somente com o Básico do Brasil.

Playlists funcionam como qualquer outro conteúdo – uma vez criadas, não adianta esperar por um milagre para que elas se tornem conhecidas. O trabalho deve ser integrado e em multiplataforma: uma newsletter leva sua audiência para um post nas redes sociais que, por sua vez, divulga um pouco mais sobre o conteúdo musical da marca, com o famoso “link na bio” para ouvir a playlist no perfil oficial no Spotify.

E, assim como sua marca se mantém sempre atualizada em todas as redes sociais, a mesma dinâmica deve acontecer com as plataformas de áudio: por aqui, gerenciamos o perfil de centenas de empresas que entendem o poder da música. 

Acompanhar de perto esse trabalho, entregando playlists temáticas e atualizações recorrentes daquelas que já existem é uma excelente forma de entregar valor para a sua audiência – como acontece com o perfil da Coca-Cola Brasil.

Quem está com a gente

Além de rádio para lojas, também somos especialistas em plataformas de áudio – como fazemos para essas marcas aqui: FIAT, Trident, iFood, Azul Linhas Aéreas, Becks, Mc Donalds, Tinder, Natura, Havaianas, Arezzo, Canal OFF, Hering e muitos outros branded profiles que você encontra por aí com a curadoria musical da Tecla Music.

Lembrando que o Spotify não é a única opção de streaming. Inclusive, por aqui, cuidamos do perfil da Tim Music by Deezer com atualizações semanais e dezenas de playlists criadas. Nossa dica? Procure se manter atualizado com o que tem de mais popular no mercado e aproveite as boas vibrações que a música pode trazer para o negócio. 

Seu público agradece 😉

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