OS RITMOS DO BRASIL | NORTE - Tecla Music Agency
VOLTAR

OS RITMOS DO BRASIL | NORTE

Nosso país é conhecido mundialmente pela sua diversidade cultural. Somos uma nação que possui uma variedade imensa de hábitos e costumes, onde cada região tem seus próprios trajes, comidas, danças e músicas típicas. Com essa explosão de misturas, que tal conhecer um pouco mais sobre os nossos ritmos tropicais e contemporâneos? Vamos começar a explorar nosso Brasil de norte a sul, apresentando a vocês os sons da nossa terrinha.

Para começar essa viagem, vamos rumo a região Norte. Atravessando a Amazônia, encontramos os mais diversos ritmos, como Lundu, Congo, Bumba Meu Boi, Marujada, entre outros. Todos possuem influências de percussão africana, um sopro dos europeus e uma bela pitada de tradições indígenas. A música traduz a alegria e o colorido da região, com saias rodadas, palmas e muita sensualidade, onde os instrumentos como tambores, banjo, clarinetes e maracas dão um show de cadência e harmonia. 

Nos anos 80, a Lambada dominou o Brasil e Kaoma tocava em todos as rádios com seu hit “Chorando Se Foi”. Na década de 90, “Tic Tic Tac” de Carrapicho e “Vermelho” de Fafá de Belém (com participação de David Assayag) levou as cores do Festival Folclórico de Parintins para o mundo e popularizou de vez o Boi Bumbá. 

Mas recentemente, o que tem predominado nos streamings das novas gerações é o Carimbó. Um gênero de dança de roda criado no Pará, cujo o nome é oriundo de um tambor artesanal, chamado de “Curimbó”. Esse som vem embalando as pistas de danças e até temas de novelas. Gaby Amarantos, Dona Onete, Felipe Cordeiro e Jaloo, são nomes conhecidos da cena atual brasileira. 

Por fim, não podemos deixar de comentar um artista que nos chamou muito a atenção recentemente, Nelson D. O ítalo-brasileiro nascido em Manaus, lançou este ano o  álbum Em Sua Própria Terra e com sua veste “psíquica alienígena e indígena”,  traz uma música experimental com sonoridade moderna e incrível. Vale a pena conferir!

FALA COM A GENTE

    enviar

    Faça parte da ONDA, a newsletter da Tecla Music, e fique por dentro do mundo da música: