A HORA DO BREGA - Tecla Music Agency
VOLTAR

A HORA DO BREGA

Quem diz que não gosta de brega, não ouviu direito. Tecnobrega, bregafunk, brega romântico, calypso – todo brasileiro já cantou e dançou algum hino desses gêneros na sua vida. Diretamente de Belém do Pará, o rítmo que é sucesso no norte vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

Suco de Brasil

Das guitarradas ao uso de sintetizadores e batidas eletrônicas, das influências caribenha nas batidas do Calypso paraense à mistura com o funk nas periferias do nordeste, o brega joga uma grande mistura de referências no liquidificador e coa o mais puro nectar de Brasil.

Tá tudo dominado!

Em 2023, foi impossível ignorar: O hit “Voando pro Pará”, não sai da boca do povo – Joelma teve um crescimento de 390% em streams no Spotify! – e garantiu seu lugar em palcos de premiações e festivais pelo Brasil.

Com reconhecimento internacional, Gaby Amarantos levou pra casa o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes Em Língua Portuguesa com seu álbum TecnoShow, que é uma verdadeira carta de amor ao rítmo do Pará.

Nem só de pop vivem as divas

Quem conhece tá ligado: as primeiras divas pop do Brasil foram as cantoras de brega. Bombando nos anos 2000 em shows com balé completo e figurino digno de deixar Britney com inveja, ícones do brega como Myla Carvalho são referência pra toda uma geração. >>

Não é a toda que Pabllo Vitar apostou na regravação de hits como Zap Zum e Bang Bang (Companhia do Calypso) e UltraSom (Ravelly), ajudando a popularizar e trazendo um novo público pro rítmo.

O álbum Batidão Tropical deu tão certo que vem aí o volume II – com mais versões de forró e tecnobrega na voz da drag mais querida do Brasil – por aqui, a gente já tá viciado no single “Pede Pra eu Ficar”.

A gente garante: o brega é a cara do verão. Alto astral, caloroso, dançante, com letras pra cantar a plenos pulmões, reúne gerações e valoriza tudo aquilo que só tem no Brasil – com o talento único de “samplear” qualquer música gringa e deixar mais divertida.

Festa de Aparelhagem

Se você terminou esse post procurando passagens pra Belém, a gente recomenda a viagem, mas te dá a dica: tem aparelhagem dando o nome aqui pelo Sudeste também!

Festas como Xêpa (RJ), Brega Dance Club (SP) e Baile da Bôta (MG) são pioneiras em trazer toda a sonoridade do brega misturado com o jeitinho de cada canto do Brasil. É agito certo pra curtir a noite se jogando no paredão!

Escute a playlist, clique aqui 😉

FALA COM A GENTE

    enviar

    Faça parte da ONDA, a newsletter da Tecla Music, e fique por dentro do mundo da música: