

Music branding para o varejo: o que você precisa saber em 2025
Nesse ano a Tecla Music celebra 18 verões (ou carnavais, primaveras… como preferir 😉 e, em meio a tantos planos para celebrar nossa “maturidade”, acreditamos na ideia de reforçar ainda mais a nossa essência.
Tudo começou queimando CD para marcas, mas a verdade é que a gente evoluiu com o tempo e, hoje, nosso escopo vai muito além de curadoria para pontos de venda. São incontáveis os perfis no streaming, experiências digitais e projetos especiais que embalamos ano após ano, mas nunca deixamos de fazer aquilo que está no nosso DNA: a rádio das lojas. Como falamos, a sua marca com o som certo.
Com tantas novidades no mercado, entendemos o momento de reunir todas elas em um só lugar:
E a [ VITRINE ] é esse espaço: um novo olhar para o varejo que acompanha a nossa solução de rádio indoor, o Tecla Player App. Essa newsletter chega 1 vez por trimestre para destacar os highlights do setor, tendências, agenda comercial e oportunidades de explorar o som, aproximar a audiência e gerar conexões comerciais através da música.
Vamos lá?
TRENDING
A NRF Big Show 25, maior evento do varejo mundial, aconteceu em janeiro em NYC e trouxe tendências que valem destacar. Além do crescimento esperado da tecnologia no varejo – incluindo IA –, alguns insights podem ser aplicados de forma simples no dia a dia das lojas. Aqui os meus destaques:
Menos fricção: Reduzir barreiras na experiência do consumidor é essencial, e o uso de soluções como Spotify Codes no ponto de venda pode facilitar a interação e engajamento imediato com a marca.
Além da jornada de compra: A Apple exemplifica como marcas podem criar relações duradouras com os clientes. Desenvolver sonoridades que acompanhem essa jornada (que tal playlists para a rotina do seu cliente além da loja?) pode ser uma forma acessível de fortalecer vínculos e reforçar identidade.
Estratégia de lançamento: A Louis Vuitton renova sua fachada a cada trimestre e investe pesado em influenciadores para amplificar a estratégia. Incorporar música a esse conceito e envolver criadores que comuniquem a sonoridade da marca pode potencializar o impacto – e muito – de cada lançamento!
O fim da barreira entre digital e físico: Um estudo da EY Future Consumer revelou que 57% dos consumidores ainda preferem ver e tocar os produtos antes da compra. A geração chamada Zalpha (Zs + Alphas) busca experiências imersivas e sem distinção entre canais, tornando eventos e colaborações fundamentais para fortalecer a presença física das marcas. Quando falamos de som, não dá mais pra ser só loja ou só digital – já passou da hora de integrar suas plataformas em uma só sonoridade.
SOM _ Vc
Ou como você pode se aprofundar com nossos estudos de música, marcas e impacto geracional:
🎧 Marcas que criam playlists se conectam mais com os GenZ’s
A Geração Z valoriza quem fala sua língua – e a música é parte essencial desse vocabulário. Criar playlists, fazer associação com artistas locais e integrar o som à experiência de marca fortalece vínculo emocional e identificação. No fim, não é só sobre vender, mas sobre pertencer ao mesmo universo.
🛒 A música que o seu cliente ouve pode estimular a compra (e isso não é ruim)
O som certo no ambiente de compra melhora a experiência, influencia o comportamento e pode até aumentar o tempo de permanência na loja. Quando bem feita, a curadoria musical não manipula, mas traduz a identidade da marca e gera conexão real com o consumidor. E conexão é conversão 😉
📢 49% dos jovens consomem mais de marcas que investem no universo musical
Quase metade da Geração Z se engaja mais com marcas que apostam na música como parte da estratégia. Integrar música ao branding já deixou de ser diferencial – diria que é essencial para quem quer conversar com esse público a nova geração de consumidores.

Curtiu? Publicamos todo mês nossos estudos de mercado, segue a gente para mais! ;)=
NA AGENDA
Buscando ideias para ativar as próximas datas comemorativas mais importantes do varejo, na sua loja ou marca? Que tal explorar a conexão do seu público com música? Aqui vai 2 sugestões para cada:
No dia das mães…
- No banco de trás: uma playlist com as músicas clássicas que ouvimos no carro com a mamãe
- Falas de mãe: elas falam cada coisa, né? 😛 Que tal transformar suas “mensagens” em playlists?
- Você não é todo mundo
- Não esquece o casaquinho
- A gente compra na volta
No dia dos namorados…
- Nossa música é…: uma caixinha de perguntas para seu público enviar aquela música que marca cada relação… E transformar as sugestões em 1 playlist no seu perfil no Spotify <3
- Envie essa playlist: enviar música é linguagem de amor – e se a sua marca tivesse a playlist perfeita para as pessoas compartilharem com quem mais ama?
Gostou das sugestões? Nosso time de criação pode trazer muitas outras ideias para a sua marca!