MODA E MÚSICA: UNIÃO INEVITÁVEL E HIT NA INFLUÊNCIA  - Tecla Music Agency
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MODA E MÚSICA: UNIÃO INEVITÁVEL E HIT NA INFLUÊNCIA 

@teclamusicagency convida @camposroberta & @rogerio_s 

Sim, a música ama a moda – e vice-versa! Não é de hoje que cantores e músicos apostam num visual único para consolidar suas expressões artísticas. Enquanto isso, as marcas atraem cada vez mais artistas pra dentro das estratégias de marketing.

A união dessas duas forças tem sido um ganha-ganha onde styling e music branding são indispensáveis. E a gente te conta tudo 😉

A MODA É DE QUEM CANTA

No dia a dia de um artista, a moda é uma ferramenta de identidade. E, através do styling, é possível criar uma imagem pessoal, contar histórias e garantir unidade visual – seja em eventos, shows e videoclipes. 

“O styling é uma interpretação, uma leitura que o stylist faz da roupa, seja para uma marca, publicidade ou um artista”, explica Rogério EspiritoSanto, editor de moda e stylists das personalidades Letrux, Fernanda Abreu, Roberta Sá, Diogo Nogueira e Katia B. 

Para Roberta Campos, stylist do grupo Os Garotin e do Xamã, a construção de um look tem efeitos de longa duração. “O Styling garante que o artista tenha uma presença consistente em todas as aparições, tende a criar uma melhor conexão com o público, aumenta a credibilidade e permite adaptar o visual para diferentes situações. Além disso, o estilo pessoal do artista complementa sua expressão artística, tornando a experiência do público mais completa e envolvente”, defende. 

E claro, quem aposta na coordenação de looks chama atenção no palco e vira alvo para influenciar além deles também! Estilo e muita influência levam as cantoras Anitta e Iza pra fila A de desfiles como Schiaparelli e Fendi. Enquanto isso, Rosália, Ariana Grande e Rosé da BLACKPINK são embaixadoras da Dior, Swarovski e Puma, respectivamente. Provando que o mix and match da moda com a música também é pros homens, o vocalista da banda Måneskin, Damiano David, se tornou o primeiro embaixador global da Diesel em 2024. 

A Dior, em um comunicado oficial, anunciou Rosalía como embaixadora citando sua presença e atitude nas apresentações: “Prestando homenagem à performance ao vivo e às conexões apaixonadas entre moda, palco e música – a multitalentosa cantora espanhola é revelada, sublimemente radiante”.

NA PRÁTICA 

Para Rogério, cada ação demanda uma narrativa e é sempre importante alinhar as expectativas – mas garante que um profissional por perto pode fazer toda diferença. “Se existir uma troca entre as duas partes e o stylist entender e interpretar as necessidades, certamente vai ajudar enormemente o artista”, defende.

“Nos clipes, o styling ajuda a contar a história visual, complementando a música e reforçando a mensagem que o artista quer transmitir. Em shows, o figurino é essencial, não só para a estética, mas também para a performance, garantindo conforto e permitindo movimentos que capturem a atenção da audiência. Já em eventos, o styling contribui para a construção da marca pessoal do artista, ajudando a criar uma imagem pública que ressoe com seu público e que destaque sua personalidade e estilo”, completa Roberta

O SOM DE QUEM VESTE

Os artistas que investem numa identidade única certamente chamam mais atenção das marcas – aliás, elas fazem parte da montação e chegam a ceder produções. Em contrapartida, as marcas que investem em music branding compreendem cada vez mais quem são as personalidades ideais para campanhas e associações. 

“Quando criamos um music branding, entregamos muito mais que gestão sonora para as marcas. Damos a elas a compreensão de como elas são no universo musical, quais gêneros estão alinhados ou não aos seus públicos. Ou seja, a estratégia é a base para a criação da Rádio Indoor e do Streaming, mas também dá um norte para o posicionamento com influenciadores e parceiros artísticos – tão requisitados atualmente”, Jean Tranjan, curador musical na Tecla Music. 

Enquanto a moda está para os artistas como ferramenta de narrativa, os artistas estão para a moda como ferramenta de influência. E, se a etiqueta veste uma personalidade alinhada ao seu music branding – e valores – sounds like a perfect match!

Confira aqui como ter seu music branding powered by Tecla Music 😉

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